Recreação
Qua, 27 de Julho de 2005 22:25

 Definição do que é recreação

A recreação é o meio da criança conhecer a realidade que a cerca, manipulando a realidade, explorando, criando e recriando, desenvolvendo e exercitando, tudo se torna uma tarefa de alegria. Mostrar de um outra forma de um outro  ponto de vista uma realidade.

 

A atividade de recreação não pode ocorrer improvisada deve haver um planejamento para resultar em programação equilibrada.

 

Levar em consideração o nível atual de desenvolvimento das habilidades motoras ajuda o sucesso da atividade.

 

Há vários tipos de recreação que envolve grupos e equipes. Necessita elaboração -muitas vezes você pratica e não percebe que aprendeu algo ex.campori - brincadeiras estruturadas com objetivo de ensinar algo bíblico

 

Os jogos em grupo desenvolvem a consciência coletiva, procuram entre si escolher uma tática.

 

Objetivos da recreação: Relaxar, gastar energia, apreender algo, instruir, serve para comunicar algo, serve para melhorar as relações entre pessoas. Motivar para uma atividade onde o lúdico (mostrar de uma outra forma a realidade, brincando toma o papel da realidade. Esta pôr sua vez deve conter regras claras e ter função educativa, antes de começar o jogo deve-se fazer uma narração minuciosa).

 

A finalidade é desenvolver no Desbravador o domínio de si, a disciplina, observação, reflexo e paciência e acrescentar a tudo: bons hábitos.

 

Diferença entre esporte e recreação

 

Esporte - Regras rígidas, punição, só alguns ganham. Exige resultados visíveis, possui premiação, sacrifício e dedicação.A atividade esportiva visa preparar a equipe para disputa, possui numero certo de pessoas participando e regras definidas.Deve ser empregada quando os recursos disponíveis, um lindo campo de futebol, bola, rede e equipe disposta a disputar.

 

Diferença entre recreação e divertimento

 

Divertimento o Resultado e conseqüência não e esperado, sem propósito definido,  não ha ganho de qualidade ,não tem  objetivo de acrescentar uma habilidade

 

Características principais das recreações

 

 Todos participam, todos ficam felizes, não há ressentimento, o tempo e lugar são manipulados, existe criatividade, poucos recursos e muitos resultados.Existe uma aprendizagem, pois e uma aventura divertida cativante, que envolvem todos e permite fazer descoberta.

 

O que trabalha a recreação

As recreações desenvolvem habilidades para quem participa: trabalha o equilíbrio, agilidade, rapidez, atenção, lealdade, tato, confiança, velocidade, resistência física, coordenação, memória, controle, força, observação, reflexão, habilidade em situações difíceis. Desenvolver paciência ,acrescentar bons hábitos dividir ,convier com próximo ,sociabilizar

 

A finalidade é desenvolver no desbravador o domínio de si, a disciplina, observação, reflexo e paciência e acrescentar a tudo: bons hábitos.

 

A avaliação do desbravador é feita: pôr sua lealdade, força, obediência, bondade, iniciativa...

 

Aprender brincando é mais fácil do que aprender sentado. Os jogos podem ser divididos em: Jogo de salão, Jogo de memória, inteligência, energia (controle), equilíbrio, agilidade, força, resistência, orientação, competições, pioneiras, estudo da natureza, Concurso bíblico, jogos de  primeiro socorros, noturnos,desafios tais como esquete Ex.O grupo discute como o cristão deve agir em relação a outro irmão para desenvolver uma amizade verdadeira.Depois de todos discutirem um do grupo relata em nome de todos.Exemplo de dinâmica ou jogos de equipe;

 

Em um curso de Treinamento em liderança –Aborda-se um Tema  para  ser discutido   pergunta-se  ao publico presente quais as característica  que deve ter uma equipe  de resgate  para  ter sucesso.,  As respostas vão exigir uma reflexão maior sobre o tema.

 

Outros tipos recreação geral, todos participam  Entre unidades,jogos dentro da unidade, jogos  que tem  objetivo de relaxar , instruir, comunicar algo, melhorar as relações entre pessoas, recriar a realidade para manipula-la

 

Dinâmica de grupo-Tema espiritual como se deve agir um cristão em relação a outro irmão quando ele entra para a igreja, clube  ou equipe.o grupo apresenta relatório depois de discutir 10 minutos,tem tempo para escrever 3 minutos e 5 minutos para relatar.

 

Gincana-objetiva a integração, grande numero de participantes, necessita de um bom visual, (bexiga coloridas) sem objetivo aparente.

 

 

 

Características principais das recreações Motivação  criar disputa,  ou objetivos não contra um grupo mas a favor do grupo

 

Premiação - Satisfação, pequenos lembretes  balas, bombos, medalhas sem valor monetário alto

 

   Característica do líder ou conselheiro.A atividade de recreação não pode ocorrer improvisada deve haver um planejamento para resultar em programação equilibrada.

 

O recreacionista de Levar em consideração o nível atual de desenvolvimento das habilidades motoras das crianças, isto ajuda no sucesso da atividade.

 

O líder, conselheiro, capitão, deverá planejar: O objetivo a atingir, o inicia da atividade, meio, fim.

 

- Estar preparado para interagir: reagrupar, escolher parceiros nas atividades.

 

- Flexibilidade de programação, saber o momento de parar, corte no auge.

 

- Procurar com recursos físicos disponíveis, equipamentos e materiais.

 

- A segurança física das crianças e o ambiente apropriado

 

-         O tempo necessário para o desenvolvimento da atividade.Deve estar atento a hora de mudar de recreação quando a que estas executando não esta atingindo o publicam alvo

 

-         Criar variações na atividade para criar surpresa

 

O Conselheiro deve proporcionar a criança estratégias que visem a desafiar o raciocínio da criança para a descoberta e instrumentos necessários para ela descubra e sinta o prazer da conquista, invente, selecione, sintetize, seja um ser humano consciente e aprenda que a vida vem de Deus e dele dependemos para viver.

 

Planejar e humanizar

O líder  da atividade deve  saber que o mais importante e a alegria da criança ou do publico participante.Deve Interagir, integrar e prestando atenção para que ninguém fique de fora, observar para que todos participem direta ou indiretamente, em alguns momentos deve escolher parceiros para os integrantes quando eles  possuem dificuldades,fazer junto a atividade quando necessário e facilitar a atividade

 

  

 

- - Precisa conhecer o perfil do seu publico, suas habilidades e numero de participantes o que cada um vai fazer, quem e o observador ou juiz.

 

- Recursos físicos disponíveis, equipamentos e materiais.Devera levar os objetos  necessários,se possível devera ter um kit para cada brincadeira

 

- Preservar a segurança física das crianças e o ambiente apropriado, verificar o local a ser feita se este permite a atividade, tem espaço suficiente, tem, risco ou não, e área aberta, pode fazer barulho, tipo sujeira que e admissível, tipo terreno adequado.

 

-         O tempo necessário para o desenvolvimento da programação

 

-         Equipe de apoio para a Realização

 

- Os aspectos da interação entre líder/criança, criança/criança.

 

a) Dar liberdade para a criança escolher seus companheiros

 

b) Oportunidade das crianças dar seu toque pessoal no planejamento de atividades

 

c) Proporcionar a troca de papeis secundários e primários nas atividades

 

d) Evitar que a criança tímida ou pôr dificuldade pessoal não pratique o programa

 

e) Incentivar a cooperação e  os comportamentos socialmente aceitos.

 

f) Propor as crianças situações e soluções reais, para que elas busquem soluções criativas.

 

- Comunicar claramente de forma reduzida, pois a criança entende melhor fazendo.

 

-         Procurar repetir as atividades para que a criança aprenda - Orientar a criança para hábitos saudáveis, higiene, alimentação, vestuário, calçados e procurar desenvolver as atividades ao ar livre nos melhores horários e incentivando o uso da água natural.

 

-         Na recreação o peso da responsabilidade  e dividido com o grupo,a alegria  e repartida,o sucesso e comemorado sempre em grupo

 

 

 

Conclusão  A criança só se desenvolve se tiverem oportunidade de expressar o que sente e quando você ouve  o seu sentimento isto para ela trabalhar com amor.A criança só sente ouvida quando você interage em um dialogo, respeitando o seu ritmo, gostam de fazer parte daquilo que esta acontecendo e fica feliz quando lhe são atribuídas responsabilidades, nunca se esqueça de olhar  para os olhos delas mesmo que sejam muitas,,humor,espírito jovem,pronto a ouvir,voz calma,linguagem adequada, sinceridade,paciência e compreensão, motivação,limites estabelecidos são coisas que elas esperam de nos.

 

 

 

Exemplos atividades

 

6 CX de fósforo numero de participantes 6   A unidade que melhor apresentar a musica escravo de Jô,ganha um premio surpresa

 

Quem analisa e uma equipe concorrente que só pode realçar os pontos positivos,e proibido fazer critica,perde pontos quem fizer

 

Objetivo-Descobrir os lideres do grupo

 

 

 

Caca ao tesouro 5 bússola 5 caminhos alternativos

 

 

 

Antiqueimada  um controlador do tempo,2 juizes  2 incentivador

 

 

 

Gincana - Bexigas cheia de água deve ser atirada para um goleiro que deve pegar para evitar o gol, inverte-se a equipe que atira defende.

 

 

 

|Olimpíada maluca basquete bexiga cheia dagua deve ser atirada na cesta  alguém fica embaixo

 

 

 

Brincadeira com corda

 

 

 

Representar peca bom samaritano com linguagem de hoje

 

 

 

Casal com bexiga -aproximação amizade menina menino, com esta atividade você cria um motivo para conversa.Protege a bexiga amarrada no calcanhar.

 

 

 

Futebol de casais -somente mulher  chuta mais não pode largar a mão,caso ocorra falta time adversário

 

 

 

Com uma corda de sizal Davi e Golias travam uma grande batalha

 

 

 

Dinâmica de grupo  Quais as características que deve ter uma equipe,e o que ela deve fazer para ser eficiente éter sucesso

 

Resgate, Futebol, Equipe medica, Evangelista, Formula um, Clube de desbravadores.

 

 

 

Duas equipes colocam no papel o maior numero de qualidades, habilidades necessidades as outras podem acrescentar no final da prova.

 

 

 

Brincadeira de Roda

 

 

 

Da abóbora faz melão

 

Do melão faz melancia                       bis

 

 

 

Faz doce sinhá faz doce sinhá

 

Faz doce sinhá Maria                         bis

 

 

 

Quem quiser aprender tocar

 

Vamos na casa do Juquinha···bis

 

Ele pula ele roda

 

Ele faz requebradinha               bis

 

 

 

Brincadeira de Roda la no pântano

 

Faz-se uma grande roda enquanto canta

 

Depois faz outra roda interna

 

Quando canta quariqui frente a frente pula e joga os pés

 

Enquanto a roda de fora anda a de dentro fica parada batendo palma

 
Home
Início
liderança
Aventureiros
Desbravadores
Clube de Líderes
ADRA
Recados
Entrevistas
Saúde
Especialidades
Livros
Trabalhos Manuais
Fale Conosco
Dever para com Deus
Cartao Desbravador
Cartao Lider
Recreacao
Clube de Lideres
© 2014 Sentinelas da Colina
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.